20.4.06

"Echos et Excrétions du Triduum momesque"

Encore un article brésilien (encore ?!) sur le triduum momesque que je me refuse à traduire par triduum carnavalesque et puis tant pis puisque le roi s'appelle aussi par ailleurs Vaval on peut parler de "triduum vavalesque". Mais ne voilà-t-il pas que Carlinhos Brown (aucune parenté avec Charlie Brown, je vous rassure) pense que l'expression "triduum vavalesque" n'a plus aucun sens, spécialement à Salvador de Bahia au Brésil, où la folie (c'est le nom que l'on donne à la fête) commence le jeudi pour ne se terminer que le mercredi.

"Ecos (e excreções) do tríduo momesco

Carlinhos Brown entende que a expressão "tríduo momesco" já não faz sentido, especialmente em Salvador, onde a folia começa na quinta e só acaba na quarta-feira. E mesmo assim porque as ruas tornam-se perigosamente escorregadias, em virtude do acúmulo de excrementos humanos, o que tem provocado acidentes em turistas e nativos. No resto do ano, como se sabe, os baianos - alegres e musicais - ensaiam o carnaval.

Mas o genro de Chico Buarque tem dúvida quanto ao nome mais adequado: "Acho que septíduo, né não? Septíduo Momesco. Que tal? Talvez octúduo seja mais sonoro (vocalize com o estranho vocábulo, acompanhado de onomatopéias e sons guturais compondo rimas e aliterações muito inventivas), com a vantagem de que o carnaval ganharia mais um dia. Pensando melhor, sugiro decíduo!".

Decíduo? Não é que faz sentido? Por vias tortuosas, Brown capturou a "essência da coisa", alheio ao próprio insight. Dez dias de folia podem parecer intermináveis para o resto do país mas, ainda assim, transitórios, efêmeros para "a nossa alma carnavalizante"."